8 de fev. de 2014

Programação 26 de setembro

Release da Palestra (Sexta - 26/Setembro)
Música e desenvolvimento humano: Reflexões a partir da psicologia cognitiva
Prof. Dr. Sérgio Figueiredo

Nesta palestra pretendo apresentar reflexões sobre a importância da música a partir de elementos da psicologia cognitiva. A música na escola estaria colaborando na formação dos estudantes em diversos sentidos, já que está conectada com a percepção humana, com as emoções, com o desenvolvimento de habilidades. A experiência musical tambem será discutida com relação à qualidade, considerando a necessidade de realização de experiências efetivamente musicais, que sejam significativas para todos os que delas participam.


Release dos Minicursos (Sexta - 26/Setembro)
1) A Escuta Musical Infantil: estratégias didáticas
Profa. Dra. Enny Parejo

 A escuta musical é grande aliada de professores, pais carinhosos e de qualquer pessoa que almeje para nossas crianças uma sólida formação humana; a criança que se aquieta para ouvir música ouvirá também o que dizem os pais, os professores, os colegas e todos que a cercam. Na metodologia intitulada Iniciação e Sensibilização Musical de autoria de Enny Parejo, o primeiro passo para a escuta musical infantil é dado por meio das Estorinhas para ouvir, uma estratégia didática privilegiada para as salas de aula e também para os lares, primando pelo resgate de valores que dia-a-dia se perdem em nossa cultura: silêncio, contemplação, observação e o tempo de parar, tão precioso para penetrar a essência de cada coisa; o segundo passo é alcançado por meio de atividades de escuta que envolvem a criatividade, a imaginação e a expressão pelo movimento corporal de formas lúdicas e prazerosas.

2) Musicalização e cultura popular: o educador musical-arranjador
Eduardo Fiorussi
OBS: trazer instrumentos musicais (opcional)

Qual a importância da cultura musical popular em processos de musicalização de crianças, jovens e adultos? Como elaborar estratégias e materiais de ensino para aulas de musicalização, tendo como foco o aprendizado a partir da prática musical que antecede a formulação de conceitos? Neste mini-curso será discutida a formação do educador musical, trazendo elementos de arranjo, interpretação, improvisação e criação a partir da prática de músicas populares, em diálogo com as propostas de educadores musicais como Dalcroze, Kodály, Willems, Schafer, Painter, entre outros. Serão colocadas em prática ideias de planejamento, seleção de repertório, arranjo e atividades lúdicas que podem ser utilizadas em processos de musicalização escolares e extra-escolares.